segunda-feira, 17 de novembro de 2014

5 anos de SOS CONCURSANDO!


Depois de tanto tempo sem sequer visitar este BLOG, pra ser precisa, desde Agosto de 2013, resolvi hoje resgatar a senha para excluí-lo.
 
No entanto, para minha alegre surpresa, a quantidade absurda de acessos me desencorajou (+ de 2 mil acessos só no mês passado), e, ao invés de tirá-lo do ar, resolvi dar uma repaginada no SOS Concursando, promovendo um verdadeiro renascimento deste espaço.
 
Pensando nisso, parei para refletir sobre a trajetória do Blog e também a minha nos concursos públicos e me perguntei: sou concursanda ou concurseira?
 
A respeito da morfologia das palavras, concursando e concurseiro, nesta última, o sufixo EIRO é comumente utilizado para designar profissão, ocupação, ofício (vg. livreiro, pedreiro). Já a terminação ANDO expressa um gerúndio, uma ação em curso, passando a ideia de transitoriedade (vg. vestibulando, doutorando).
 
Eis o X da questão. Até agora me comportei como CONCURSEIRA, pois que, entre muitas idas e vindas, há mais de 5 anos venho estudando para concursos, porém, sem resultados.
 
E, para essa nova etapa do BLOG, reprogramei meus estudos para encarar a preparação para os concursos como uma fase da minha vida, a qual desejo que seja curta, portanto, tratarei de agir como pede o nome que intitulei o BLOG, sendo uma CONCURSANDA.
 
Sobre o SOS, código utilizado nas comunicações para solicitar auxílio em situações de socorro, é o que proponho, que este espaço seja uma ajuda nos momentos em que só há tempo para ler um resumo.
 
Então, com a ajuda de vocês, quero retomar, aos poucos, a produção de resumos para alimentar o SOS Concursando.
 
Pra quem não sabe, minha metodologia de estudos consiste em: LER, RELER E GRIFAR, RESUMIR, REVISAR. Somente assim consigo fixar bem o conteúdo e nas revisões periódicas utilizo apenas meus resumos. Óbvio que não é razoável resumir todos os pontos do edital, até porque para alguns assuntos, leituras bastam para a necessária compreensão.
 
 
Obrigada por tantas visitas!
 
Bravos companheiros e, agora, batizados CONCURSANDOS, deixem nos comentários os pontos que desejariam ver resumidos no SOS CONCURSANDO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário